segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Um pensar diferente sobre a política local

Nossa cidade tem vivido deste silêncio estúpido há muito tempo. Analisando fontes históricas percebemos que Paranaguá possui uma tradição, tanto na Câmara Municipal quanto na Prefeitura, manter por muito tempo as mesmas famílias e grupos políticos no poder local. Fazendo com que a opção da gestão acabe beneficiando os interesses externos, abandonando os interesses da população trabalhadora.  

 Mesmo sem nos aprofundarmos em temas internacionais ou nacionais, amplificadas pela relevância portuária Paranaguá atravessa um momento complicado, onde as antigas oligarquias políticas caíram em descrédito junto à população. Ao tratarem com extrema irresponsabilidade a gestão pública, resultando não apenas com uma epidemia, mas colhendo várias mortes decorrentes.
  
 Ainda assim esses “politiqueiros” de sempre continuam se articulando visando a manutenção do poder e influência sobre a população vulnerabilizada. Assim desafiando essa forma que corrói a comunidade, nos apresentamos para a população para como uma alternativa para Paranaguá. Destacando que são diretrizes para em muitas mãos iniciarmos um processo de transformação da complexa realidade local.  

 Muito se diz que somos, enquanto PSOL, pequenos e inexperientes. De fato, no Paraná não temos experiências de mandatos, mas nossa real experiência é construída na luta diária, nas greves, nos movimentos sociais urbanos e rurais dos quais participamos, da nossa inserção nas mais diversas ocupações por direitos, dos nossos compromissos e solidariedade contra toda forma de exploração e opressão e na vocalização das necessidades do povo por meio do nosso programa político.

 Queremos governar com os sonhos, com as necessidades de cada trabalhador que constrói nossas cidades, com uma democracia radical e anticapitalista. Certamente não governaremos para o dinheiro, para os que já nos submetem a uma exploração milenar. Por isto é que precisamos estar preparados para enfrentar mais esse desafio.

  “se os movimentos sociais são fortes e poderosos o suficiente, eles podem garantir a eleição do prefeito.”  David Harvey  

Nenhum comentário:

Postar um comentário