sábado, 9 de abril de 2016

Nota de repudio pelo assassinato da militante LGBT Vanessa.

O núcleo de base LGBT do Psol Paranaguá repudia o assassinato da travesti Vanessa, ocorrido na noite do dia 08 de Abril de 2016 em Paranaguá.

Vanessa, de apenas 35 anos, militante LGBT e integrante ativa na prevenção e proteção de DST/HIV/AIDS, era figura conhecida tanto pela comunidade LGBT de Paranaguá como por foliões, já que todo carnaval desfilava como destaque em várias escolas de samba da cidade, teve sua vida ceifada na noite da ultima sexta feira.

Giovanna, Brenda (assassinada em Santa Catarina), Dafne, Pepê e agora Vanessa, são alguns casos de travestis e transexuais parnaguaras assassinadas nos últimos anos.

Não obstante, o caso de agressão com Matuzzi ocorrido no ano de 2015 demonstram o crescimento do ódio e preconceito da população com pessoas do público LGBT.

Segundo o banco de dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), 318 LGBTs foram assassinados em 2015 no Brasil: um crime de ódio a cada 27 horas. Proporcionalmente, as travestis e transexuais são as mais vitimizadas: o risco de uma “trans” ser assassinada é 14 vezes maior que um homem gay. Segundo agências internacionais, mais da metade dos homicídios contra transexuais do mundo, ocorrem no Brasil, ocupando assim a vergonhosa posição de país que mais mata travestis e transexuais no mundo.

Somente em 1/4 desses homicídios o criminoso foi identificado (94 de 318), e menos de 10% das ocorrências redundou em abertura de processo e punição dos assassinos (dados do GGB).

Ademais, nota-se que nossos representantes políticos não demonstram o interesse de abordar este tema com a população, tendo em vista a retirada do ensino de ideologia de gênero do plano municipal de educação, fato que acarretou em apelo para a OAB/PR que irá levar este debate para âmbito nacional pleiteando a inconstitucionalidade desse projeto de lei de autoria do Ilustre Vereador Adalberto.

Diante disso, reafirmamos o nosso compromisso com a pauta da defesa dos cidadãos LGBTs e seus direitos, como também iremos cobrar as autoridades para que crimes como esses não fiquem impunes e tornem-se meras “estatísticas”.

            Assim, através dessa nota, expomos o nosso profundo repúdio a toda e qualquer tipo de agressão à população LGBT e nos solidarizamos com os familiares e amigos de Vanessa.



Um comentário: